quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hábitos Alimentares Saudáveis x Rendimento Escolar

Hábitos Alimentares Saudáveis x Rendimento Escolar

     Os hábitos alimentares saudáveis devem ser incentivados e praticados desde os primeiros anos de vida. É nesta fase da vida que as crianças para darem conta do desenvolvimento cognitivo, físico e motor, necessitam de substâncias como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado, as crianças têm um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação.
Cientistas das Universidades de Londres e Bristol, após realizar uma pesquisa com 14 mil crianças, comprovaram que a baixa quantidade de nutrientes causa atrasos no rendimento, prejudicando o aprendizado.
Deste modo, o incentivo a escolha por hábitos alimentares saudáveis deve-se à escola em sintonia com os pais no sentido de reforçar e incentivar a importância de se ter uma alimentação adequada nutricionalmente, e com isto colaborando para um rendimento escolar mais adequado.
Com o objetivo de enriquecer ainda mais a alimentação de nossos estudantes, a Secretaria de Educação do município de Içara, em parceria com a Epagri e Vigilância Sanitária desenvolveu uma série de atividades envolvendo as merendeiras do nosso município.
O primeiro encontro ocorreu no dia 19 de julho no auditório da E.M.E.F. Quintino Rizzieri contando com a participação do professor e escritor Pedro Lucyk o qual ministrou uma palestra com o tema: Ética, Motivação, Comprometimento e Trabalho em Equipe.
Logo, a segunda etapa ocorreu nos dias 26 e 27 de julho onde as profissionais participaram de aulas práticas com aproveitamento integral dos alimentos através do preparo diversificado de pratos à base de alimentos naturais oriundos da agricultura familiar do nosso município.
Por fim, o último encontro ocorreu no dia 19 de agosto contando com a participação do médico naturalista Clodoaldo Pacheco o qual ministrou uma palestra a respeito do tema: Saúde Física, mental e Espiritual.
“Além de estarmos contribuindo para a melhoria da alimentação oferecida aos nossos educandos, também estamos incentivando a diversificação dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares de nossa cidade”.
Gabriela Dalmolin Colle
Nutricionista Alimentação Escolar – Içara / SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário