sexta-feira, 11 de abril de 2014

Experiência de trabalhar com Educação Infantil

Centro de Educação Infantil Mundo da Imaginação
Santa Cruz – Içara - SC
Professora Josiane Abel

A Galinha Ruiva
              O Centro de Educação Infantil Mundo da Imaginação, está localizado no Bairro Santa Cruz onde a maioria das famílias trabalha na agricultura. Neste bairro, a comunidade é participativa, sendo assim, iniciei a semana conversando sobre o que iríamos trabalhar a história da Galinha Ruiva, ora logo o pai da Mayara iria trazer uma galinha para a sala de aula, crianças ficaram eufóricas.


              Como educadora de crianças pequenas é necessário ter o foco numa aprendizagem significativa, e nada melhor do que explorar brincando. As crianças brincam porque precisam agir tanto em relação aos objetos quanto em relação ao mundo dos adultos (LEONTIEV, 2001, p. 124 apud SANTA CATARINA, 2005, p. 54). Portanto é nesse sentido que todas as instituições de educação devem garantir o direito ao brincar e o de ser criança em seus tempos e espaços cotidianos.
             Contei a história e no final conversamos sobre o que tínhamos acabado de ouvir, dizendo que devemos sempre ajudar os outros, se um colega pedir ajuda ajudar organizar o quarto, organizar nossa sala... Em seguida pintamos um desenho da galinha. Daí então surgiu à dúvida “de que cor era a galinha” então expliquei que ruiva era a cor dela e seria uma cor avermelhada.
              No dia seguinte a atividade realizada foi confeccionar uma galinha de luva de silicone, só em mostrar, mesmo antes de explicar as crianças já disseram “- Prô os dedinhos é o negocinho de cima da cabeça da galinha (colocando a mão na cabeça)” que seria a crista, foi muito divertido pintar aquelas luvas. Antes mesmo de terminar de pintar, chegou o pai de Mayara com a galinha. Foi à maior festa alguns queriam pegar, outros tinham medo, outros colocavam a mão e gritavam, ficaram todos eufóricos, queriam dar comida a ela, então pegamos um pedaço de pão pra ela comer. Teve criança questionando a cor dela, dizendo que não era vermelha, logo em seguida outra criança já disse: - Vamos pintar ela de guache! Então expliquei que aquela cor era ruiva e era uma cor parecida com vermelho. Foi muito bom, ver o brilho nos olhos daquelas crianças ao ver a galinha na sala.


             O trabalho pedagógico tem que possibilitar a vivência da infância, e isso refleti rapidamente em casa, assim sendo aqui não foi diferente ao chegar a casa uma surpresa, pais no facebook perguntando: - Se era verdade que tinha ido uma galinha na sala? Dizendo que a criança tinha falado nisto a tarde toda, que tinha adorado, e me parabenizando pela a atividade.

         Juntos foi feito o bolo de fubá, foi à maior festa. Pintamos os personagens da história, e realizamos o teatro de fantoche de vara. Carimbamos as mãos para fazer a Galinha Ruiva. Uma breve explicação de dúzia de ovos proporcionou a oportunidade de levar para a sala alguns tipos de bandejas que encontramos no mercado, em seguida carimbamos com o dedo 12 ovos no ninho da galinha, destacando que equivalia a uma dúzia. Foi muito divertido e gostoso trabalhar a história da Galinha Ruiva. 




         O planejamento precisa estar pautado na Intencionalidade – Mediação - Interação Social - eixo organizador da prática pedagógica - por meio de diferentes linguagens. É necessário também que as ações pedagógicas precisam ser documentadas a partir de observações e registros, de modo que se garanta a unidade teoria/prática, a experiência da criança e do professor. Podendo assim dar dicas para novos projetos.

Um comentário: